Fetam divulga programação da 13ª Mostra de Teatro do Amazonas

Apresentação de espetáculos gratuitos para crianças e adultos, oficinas, workshops e lançamento de livro compõem a programação da 13ª Mostra de Teatro do Amazonas, realizada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), de 6 a 9 de junho, no Les Artistes Café Teatro, na avenida Sete de Setembro – 377, Centro.

A diretora e produtora paulistana Debora Dubois é a convidada esse ano para mediar os debates dos espetáculos da programação. Ela vem nos últimos vinte anos trabalhando a inserção da música brasileira no teatro, sempre à procura de novos autores e do resgate de dramaturgos significativos.

Com mais de 30 espetáculos no currículo – muitos dos quais receberam importantes prêmios e indicações – Debora já trabalhou com grandes atores da cena teatral brasileira, como Renato Borghi, Mel Lisboa, Cássio Scapin, Leonardo Miggiorin, Marcos Damigo, Luciana Carnielli, Vanessa Gerbelli, Jarbas Homem de Mello, Amanda Acosta e Flavio Tolezani.

Além da participação nos debates, Debora ministrará a oficina “Processos e Perspectivas do Fazer Teatral”, no sábado (8), de 14h às 17h, também no Café Teatro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehuRExlPA9zHu3J8b9t2pc_0rLFkJowy7oOCwcty_9ziJHJg/viewform.

Teatro e Resistência

Completando a programação formativa da Mostra, o escritor amazonense Zemaria Pinto lança, no dia 6 de junho, o livro “Teatro e Resistência”. A ideia de criação da obra surgiu após um ciclo de leituras dramáticas realizadas em Manaus pela Cia Vitória Régia, no início deste ano.

Nonato Tavares, diretor da companhia também integra a programação com oficina onde abordará a mesma temática trazida por Zemaria em seu livro – o fazer teatral no Amazonas na época da Ditadura Militar –  a ser realizada na sexta-feira (7), de 14 às 18h. Inscrições on-line também disponíveis no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeo5YNYvgyz2mhIvouYKYFuXcgtRMeKsazeffEBi1G1kF62w/viewform.

Abertura

A cerimônia de abertura o evento acontece na próxima quinta-feira (6), às 20h, com homenagens póstumas aos diretores Selma Bustamante e Luiz Vitalli e em vida, por sua contribuição ao fazer artístico teatral no Amazonas, à diretora e dramaturga Nereide Santiago.

A noite contará ainda com a apresentação do espetáculo “Quarto Azul” da Cia Jurubebas de Teatro. Recentemente o grupo representou o Amazonas em dois festivais de teatro, em Minas Gerais (MG) e Brasília (DF).

A 13ª Mostra de Teatro do Amazonas conta com apoio da Prefeitura de Manaus – Fundação Manauscult e Governo do Amazonas  – Secretaria de Estado de Cultura.

PROGRAMAÇÃO – LES ARTISTES CAFÉ TEATRO

06 de junho

19h – Lançamento livro Teatro e Resistência – Zemaria Pinto

20h – Cerimônia de abertura / Homenagens

20h30 – Quarto Azul – Grupo Jurubebas de Teatro

07 de junho

10h – O Palhaço De La Mancha – Cacompanhia de Artes Cênicas

14h /18h – Oficina Teatro e Resistência com Nonato Tavares

20h – Caminhão à Galope – Panorando Produções

08 de junho

10h – Interditado – Karine Magalhães

14h/17h – Processos e perspectivas do fazer teatral com Débora Dubois

20h – Quantas Histórias Habitam Suas Memórias? – Espatódea Trupe

09 de junho

10h – Algodão Doce – Cia Zona Cultural

19h – Ambrozhya e o Phantasma da Arte  – Cia Apareceu a Margarida*

*Apresentação acontece no Teatro Gebes Medeiros – Av. Eduardo Ribeiro – Ideal Clube, Centro)

20h –  Helena – Ateliê 23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s