Especialista amazonense explica o que é o estrabismo

Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos que apontam para direções diferentes. Ele pode ser classificado em convergente (esotropia), quando um ou ambos os olhos se movem para dentro, na direção do nariz; em divergente (exotropia), quando um ou os dois olhos se deslocam para fora e em vertical (hipertropia), quando o deslocamento ocorre para cima ou para baixo.

Não é apenas uma questão de estética, são diversos fatores que afetam uma pessoa, pode surgir nos primeiros meses de vida nas crianças maiores e nos adultos por diferentes razões.

Em entrevista, o oftalmologista Dr Swammy Mitozo que tem mais de 10 anos na especialidade explica um pouco mais como funciona esse distúrbio.

O QUE É EXATAMENTE O ESTRABISMO?

É uma patologia oftalmologia que consiste no desviamento dos olhos. Conhecida vulgarmente como vesguice ou olho torto.

POR QUE ACONTECE?

É importante entender que os nossos olhos possuem 6 pares de músculos que são comandados pelo nosso cérebro, eles precisam trabalhar em harmonia para manter o alinhamento correto. Existem vários fatores que podem prejudicar o bom funcionamento desses músculos que vão desde a dificuldade motora de controlar o movimento dos olhos, até doenças neurológicas como AVC, mas também tem as doenças genéticas como síndrome de Down ou uma baixa qualidade visual, até mesmo problemas como a alta hipermetropia que podem gerar problemas para enxergar.

POR QUE “OLHO PREGUIÇOSO”?

Olho preguiçoso é o nome que se dá para ambliopia, Algumas vezes as crianças podem nascer com algum problema visual, alguma dificuldade para enxergar, as causas podem ser catarata congênita ou mesmo um grau muito alto em um dos olhos, isso faz com que uma região chamada macular não amadureça corretamente, então quando passa da infância, mesmo que seja feita uma correção desse problema a pessoa não enxerga corretamente e a gente diz que o olho ficou preguiço.

É importante entender que a ambliopia é um dos grandes problemas do estrabismo na infância.

ATRAPALHA NO DESENVOLVIMENTO?

O estrabismo pode causar sim alterações no desenvolvimento, a crianças podem acabar desenvolvendo timidez e uma retração ao nível social, afinal de contas a falta de alinhamento pode chamar atenção e ser causa inclusive de bullying. Mais do que isso, a criança pode ter alteração na sala de aula com atraso no desenvolvimento por conta da dificuldade de enxergar. Portanto é importante que precocemente seja corrigido o estrabismo e seja avaliado as causas dele na criança.

TEM TRATAMENTO?

Existe sim tratamento e existe diferentes formas para os diferentes tipos de estrabismo, alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros por cirurgia de correção de estrabismo e os dois juntos. Existe casos também que é usado a toxina botulínica para a correção do estrabismo

PESSOAS COM ESTRABISMO TEM OUTROS PROBLEMAS DE VISÃO?

Sim, desde a catarata congênita, até problemas como hipermetropia, astigmatismo e miopia. Mas é importante salientar que não é regra, as vezes as causas do estrabismo não tem ligação com os problemas de privação visual, as vezes são problemas neurológicos.

HÁ PERDA DE VISÃO DO OLHO “AFETADO”?

O que acontece é que a privação visual que acontece desde a infância pode causar a ambliopia que é a chamada vista preguiçosa nas crianças menores. Então é importante que se faça a correção do estrabismo mais precoce mente possível para evitar que o olho fique com uma baixa qualidade visual.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o Dr. Swammy , o estrabismo apesar de ser uma doença relativamente comum, alguns estudos apontam que existem cerca de 2 milhões de casos por ano apenas no Brasil.

“É importante que seja feito a correção do estrabismo o mais cedo possível, principalmente nas crianças para evitar a ambliopia, a vista preguiçosa. É importante lembrar que qualquer caso de estrabismo deve ser avaliado por um médico oftalmologista o quanto antes. Alguns pais demoram um pouco para levar ao especialista por achar que o problema some naturalmente, mas isso acaba retardando o tratamento adequado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s