Atraso no pagamento do salário dos servidores da saúde causa superlotação nos hospitais

O atraso no pagamento de salários agravou a crise dos hospitais públicos estaduais do Amazonas e os servidores da saúde que estão sem receber desde agosto, alegam que não vão trabalhar porque não possuem o dinheiro da passagem.

No Hospital Estadual Doutor João Lúcio Pereira Machado, a superlotação fez com que os médicos começassem a atender nos corredores. Os acompanhantes relataram que eles mesmos precisam comprar os remédios ou o paciente não tem como ser cuidado. Além disso, a estrutura é precária, quando passam para a sala de observação, precisam levar ventiladores porque o ar condicionado está quebrado.

Na Maternidade Ana Braga e Balbina Mestrinho, são as mães que cuidam dos bebês recém-nascidos ou prematuros nas incubadoras por falta de técnicos. Elas dão medicação e alimentação por sonda, porque não há enfermeiros. E por causa da superlotação, os bebês também são atendidos nos corredores.

O governo afirmou que irá pagar o 13º ainda em dezembro e que o salário de dezembro vai ser pago em janeiro e, depois, vai começar a pagar os outros atrasados.

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa disse que o governo do estado iniciou o ano com um orçamento de R$ 2,4 bilhões, o que equivale a 30% a menos do necessário para poder executar todas as funções e para ofertar os serviços de saúde. Já foram efetuados este ano, pagamos de dívidas de gestões anteriores, o equivalente a R$ 150 milhões, que ainda segundo ele, é considerado significativo se comparado a anos anteriores.

Rodrigo Tobias não soube infirmar o valor da dívida, mas disse que herdou de gestões anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s